quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como aproveitar melhor os recursos de pesquisa do Google – parte II



Dois recursos que muita gente despreza, talvez por pressa, talvez por preguiça, são a “pesquisa avançada” e as “configurações da pesquisa”. Na verdade, é possível reproduzir esses recursos acrescentando alguns parâmetros extras na pesquisa simples, mas, se você desconhece estes parâmetros e ainda assim quer melhorar seus resultados, alterar as configurações e usar a pesquisa avançada são o melhor caminho. O primeiro passo é saber onde estão estas opções na página principal do Google, que passou por modificações recentemente. Veja como:

Configurações de pesquisa

Disponível na barra superior escura do Google atual, ao lado da opção “fazer login”. Selecione configurações de pesquisa. Nesta página, você pode mudar suas preferências em relação ao idioma da interface, aos idiomas de pesquisa (muito útil quando você quiser restringer resultados a uma determinada língua) e alterar o número de resultados na tela (o padrão do Google é 10 resultados por tela, mas é possível visualizar até 100). Também há a opção “Filtro SafeSearch”, útil se você quiser eliminar dos seus resultados páginas com conteúdo impróprio.

Pesquisa avançada

Disponível também na barra superior escura, no ícone ao lado da opção de login. A pesquisa avançada do Google funciona com base em operadores booleanos (AND, OR e NOT). Não é preciso ser especialista nesses operadores para usar a pesquisa, no entanto, pois o Google é bastante intuitivo nesse sentido. Assim, ao digitar no campo “todas as palavras”, sua busca será equivalente ao operador AND, ou seja, o Google trará resultados em que todas as palavras digitadas aparecem na mesma página. Já o campo expressão ou frase exata busca uma frase tal como ela foi digitada, na mesma sequência de palavras. É o equivalente às aspas (” “) na pesquisa simples. Os operadores OR e NOT também são fáceis de entender e usar, cada qual em campos separados.

A pesquisa avançada também traz a opção de alterar a quantidade de resultados por página, alterar o idioma e, o que pode ser mais útil, restringir seus resultados a um determinado tipo de arquivo (é possível procurar só por pdfs, por exemplo) ou dentro de um site específico.

Mais abaixo, no fim da página, você encontrará um sinal de mais (+) ao lado do link “data, diretos de uso”. Ao clicar nesse sinal, mais opções aparecem para deixar a pesquisa ainda mais restrita. É possível selecionar a data de publicação da página, em que local da página devem aparecer os termos que você digitou (é possível escolher palavras apenas do título, por exemplo) e em que país o conteúdo foi publicado. Mecanismos para encontrar páginas semelhantes também estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário