segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como aproveitar melhor os recursos de pesquisa do Google – parte I


Há quem se oponha ao uso extensivo do Google, popular mecanismo de busca na Internet, como única alternativa para procurar informação. De fato, há ferramentas especializadas, como as bases de dados normalmente disponibilizadas pelas bibliotecas universitárias, que oferecem acesso à informação em quantidade e qualidade muito superiores ao que seria possível encontrar usando apenas o Google. Por outro lado, não dá para negar que, ao menos no lado ocidental do planeta, todo mundo já recorreu ou vai recorrer ao Google alguma vez na vida. Já que não é possível fugir dele, melhor saber usá-lo melhor, não é mesmo? Aqui vão algumas dicas de como melhorar seus resultados usando uma pesquisa simples:

1) Pesquisa de frase: este é talvez um dos “truques” mais conhecidos no Google: pesquisar uma sequência exata de palavras, numa ordem específica, sem alterações. Seu uso se dá a partir de aspas (” “) no início e no fim de um determinado conjunto de termos. Ex: “arquivo do estado de são paulo” trará somente resultados em que esta frase exata ocorrer.

2) Termos a serem excluídos: ao inserir um sinal de menos (-) antes de uma palavra, você dirá ao mecanismo quais termos não devem aparecer nos resultados. Ex: a busca [religioes brasil -catolicismo -cristianismo] iria trazer resultados sobre as religiões do Brasil, excluindo os termos catolicismo e cristianismo. Dica: O sinal de menos deve aparecer imediatamente antes da palavra, precedida por um espaço.

3) Pesquisa em um site específico: você quer informações que sabe estarem em um determinado site, mas esse site não possui uma busca interna? Sem problema! Com o uso da expressão (site:) é possível determinar a partir de que local os resultados devem ser retirados. Ex: a consulta [iraque site:estadao.com.br] retornará páginas sobre o Iraque, mas somente dentro do site estadao.com.br. Também é possível determinar um tipo de site específico. Assim, [copa do mundo:.gov] trará resultados sobre a copa retirados somente de sites governamentais (www.brasil.gov.br, por exemplo).

4) Operador OR: Se você deseja que qualquer uma das palavras pesquisadas retornem resultados, poderá usar o operador OR. Por exemplo, [campeão brasileiro 1994 OR 2005 ] retornará resultados sobre qualquer um desses anos, enquanto [campeão brasileiro 1994 2005 ] (sem OR) mostrará páginas que incluam ambos os anos na mesma página. Dica: só funciona se você digitar OR em letras maiúsculas. Lembre que o Google já usa o operar AND como padrão, portanto não é preciso digitá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário