quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livros de vários idiomas ‘remontam’ Torre de Babel em Buenos Aires



A torre tem 28 metros de altura com publicações de textos de 52 países. Doações de embaixadas, associações e de cidadãos.

Na Argentina, nasceu uma torre de 28 metros de livros. Clássicos da literatura, livros de poesias, arte e de história como tijolinhos de um edifício com sete andares. Mais que isso: um monumento em estilo espiral, com 28 metros de altura, entrelaça engenhosamente diferentes idiomas e dialetos.

A narrativa bíblica conta de um projeto humano que pretendia igualar o homem a Deus, a construção de uma torre para alcançar o céu. Falavam todos o mesmo idioma. Deus reprovou a obra. A partir daí, confundiu as línguas, e a construção foi interrompida. Esse lugar recebeu o nome de Babel.

A Torre de Babel de Livros criada pela artista plástica argentina Marta Minujín reuniu mais de 30 mil exemplares de 52 países, inclusive do Brasil. A coleção de livros reúne romances, contos, poesias, histórias, entre outros e 200 livros brasileiros. A torre tem 28 metros de altura, em formato de rampa circular, é feita de aço, foi inaugurada na quarta-feira em Buenos Aires para marcar a gestão da cidade como Capital Mundial do livro de 2011.

Doações de embaixadas, associações e de cidadãos, como se todos participassem do mutirão para erguer uma Torre de Babel.

O governo da cidade fez um inventário dos exemplares que compõem a obra e os plastificou, para protegê-los. Como na história original, esta torre também está com os dias contados. Em duas semanas vai desmoronar. Dos escombros deverá nascer a primeira biblioteca multilíngue da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário