quinta-feira, 17 de março de 2011

Dicionário de Libras


No site Acessibilidade Brasil está disponível para acesso o Dicionário de Língua Brasileira de Sinais.

No canto superior esquerdo estão disponíveis as opções de busca: Alfabética, Por Assunto e Mão.

Seguindo a Ordem alfabética, se escolhe a letra e a palavra desejada, em seguida é mostrada a acepção da palavra, um exemplo de aplicação da palavra em uma frase, uma 'tradução' desta frase em LIBRAS, a classe gramatical e a origem da palavra, a mão (o sinal de mão), e um pequeno vídeo com uma pessoa fazendo o sinal que representa a palavra em questão.

Na busca Por Assunto,seleciona-se o assunto desejado (tais como alimentos, profissão, etc.), aparecerá uma lista com as palavras relacionadas a essa temática, selecionando a palavra as opções para demonstração do significado e do sinal correspondente seguem os descritos anteriormente.

Os Sinais da Mão, são uma opção para visualizar os termos a partir de um sinal inicial. A partir da escolha de um entre os 73 sinais mostrados na tela é possível verificar a lista de palavras para as quais este mesmo sinal é utilizado (sendo sua seleção e demonstração identica as outras opções).


O Dicionário da Língua Brasileira de Sinais é bastante fácil de usar, e em tempos em que a questão da importância e do direito de acessibilidade é tão discutido é ums iniciativa muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário